Se tem uma coisa que o nordestino sabe fazer é festejar com o coração, e quando chega mês de junho, o Nordeste inteiro vira um palco de alegria, cultura, tradição e muito forró!
O São João é a festa mais arretada do Brasil, e cada cidade bota o seu tempero nessa mistura boa de música, dança, fogueira e comida típica. Mas afinal de contas, qual é o melhor São João do Nordeste?
Vem comigo nessa viagem pelo Nordeste, que eu, Wanderson Silva, vou te mostrar os arraiais mais famosos e quais são os diferenciais de cada um!

1. Caruaru (PE) – O Maior São João do Mundo
Se você quer sentir a tradição pulsar, Caruaru é o seu destino. Conhecida como a capital do forró, a cidade monta um verdadeiro parque temático com diversos polos culturais. Tem forró pé de serra, tem quadrilha, tem bacamarteiro, tem culinária arretada e tem show de grandes artistas todos os dias.
Destaques:
Maior número de polos culturais
Quadrilhas estilizadas e matutas
Culinária típica no Alto do Moura

2. Campina Grande (PB) – O Maior São João do Mundo (disputa boa!)
Campina não fica pra trás! Aqui o São João dura mais de um mês e tem uma estrutura de fazer inveja. É no Parque do Povo que a mágica acontece: barracas, comidas típicas, forró estourando nos quatro cantos e aquele clima familiar que abraça qualquer turista.
Destaques:
Trem do forró (um passeio de ônibus com sanfoneiro e tudo!)
Casamento coletivo
Decoração cenográfica espetacular

3. Aracaju (SE) – Forró Caju e a Tradição de Rua
O Forró Caju é um dos mais animados do Nordeste! A capital sergipana mistura modernidade com raiz. São vários dias de festa, com shows de forró tradicional e estilizado, comida boa, fogueira e muita simpatia do povo.
Destaques:
Forró na rua, de graça
Barracas temáticas com comida típica
Palcos com artistas locais e nacionais

4. Salvador (BA) – O São João multicultural
Salvador pode até ser mais lembrada pelo carnaval, mas no São João ela se reinventa. O Pelourinho vira um cenário colorido de tradição nordestina, com shows gratuitos, grupos culturais, samba junino, forró e comidas típicas.
Destaques:
Cultura afro-brasileira misturada ao São João
Shows gratuitos no Pelourinho
Experiência histórica e cultural
40301-110

5. Teresina (PI) – O Encontro dos Santos Juninos
A capital piauiense leva o São João a sério, com o Encontro Nacional de Folguedos e o festival “São João das Cidades“. A festa celebra as tradições locais com muito bumba meu boi, quadrilhas e shows regionais.
Destaques:
Diversidade cultural
Eventos espalhados pelos bairros
Grande presença da cultura piauiense

6. São Luís (MA) – O São João do Bumba-Meu-Boi
Aqui o São João é diferente, é forte e é mágico! O bumba-meu-boi é o protagonista das festas, com grupos folclóricos desfilando pelos arraiais e uma programção que mistura tambor de crioula, danças indígenas e muito forró.
Destaques:
Bumba-meu-boi e sotaques diversos
Tambor de crioula
Arraiais por toda a cidade

7. Mossoró (RN) – O São João mais Cultural
O “Mossoró Cidade Junina” é um evento de encher os olhos, com quadrilhas estilizadas, encenações históricas como o “Chuva de Bala no País de Mossoró” e muito forró no Corredor Cultural.
Destaques:
Teatros a céu aberto
Quadrilhas campeãs
Envolvimento comunitário
E Então, Qual o Melhor São João do Nordeste?
Rapaz, essa é daquelas perguntas que não tem resposta única. Cada cidade tem sua identidade, sua forma de celebrar e encantar. Se você busca tradição, Caruaru e Campina dão um show. Quer cultura popular? Vai pra São Luís. Quer dançar forró até o dia clarear? Aracaju, Mossoró e Teresina são o canal.
Se tiver a chance, faça um roteiro junino e conheça mais de um. O Nordeste em junho é puro encanto!